Mau hálito em cães: o que fazer?

É impossível negar o quanto mau hálito em cães incomoda! Principalmente porque estão constantemente nos enchendo de beijinhos!

 

Em grande parte dos casos, o odor ruim está ligado à má higiene bucal ou ausência desta. Temos que ter em mente a importância da escovação dos dentes dos pets, da mesma forma que vemos a escovação de nossos próprios dentes, precisando ser feita diariamente e de maneira eficaz, afim de tirar qualquer resíduo de alimento que esteja preso entre os dentes.

 

Então, o que fazer para acabar com esse incômodo no seu pet?

 

Entenda o que pode causar esse mau hálito

 

Algumas doenças podem ter como sintoma o mau hálito, como problemas digestivos ou gengivite. O acúmulo de tártaro também pode ter esse desagradável efeito colateral, podendo, inclusive, causar muita dor, a perda dos dentes e atingir outros órgãos do corpo.

 

Dentre as causas mais comuns, está a proliferação de bactérias na boca, que produzem gases mal cheirosos, exalados pela boca dos animais. A coprofagia – ou seja, quando o animal come suas próprias vezes – também é uma causa frequente.

 

A doença periodontal, que pode ser responsável pela entrada da infecção oral na corrente sanguínea, pode ter início com o simples fato de deixar alimentos nos dentes do cão depois da refeição, podendo ser evitada com simples escovações.

 

Além de problemas causados pela falta de higiene, outras doenças sérias podem ser descobertas através deste sintoma, como úlceras, tumores, estomatites, diabetes e lupos. Portanto, ao notar qualquer mudança significativa na saúde bucal, o ideal é consultar um profissional veterinário, afim de descobrir a causa e o melhor tratamento.

 

Encontre formas de evitar e tratar o problema

 

A escovação, como já ficou bem claro, é o ponto principal para evitar qualquer problema bucal no seu cão. Para quem ainda encontra muita dificuldade de realizar essa tarefa, já existem opções de cremes dentais caninos com sabores variados de alimentos, como carne e frango, que são atrativos e facilitam muito.

 

Brinquedos de borracha ou com cordinhas também servem como aliados na hora de fazer essa higienização.

 

As idas anuais ao dentista veterinário também tornam-se essenciais, para garantir que as placas bacterianas e tártaro não tenham se formado nos dentes do pet, evitando tratamento muito mais complexos ou diversos problemas bucais que podem ocorrer por problemas tão simples.

 

Como tornar a escovação mais tranquila?

 

É claro que, no início, escovar os dentes do seu cãozinho não é a tarefa mais fácil do mundo, pela falta de costume dos donos e, também, do próprio animal.

 

Para tornar o processo muito mais tranquilo, o ideal é que seja um costume desde a época de filhote e uma boa saída é recompensar de forma positiva ao terminar a escovação, para que aquele momento seja visto como algo positivo e feliz, transformando-o em um hábito muito mais saudável.

 

Agora que você já conhece várias causas do mau hálito no seu pet, que tal marcar uma consulta com o veterinário, que indicará o tratamento mais eficaz a partir da descoberta da causa, e começar a escovar os dentinhos?

 

 

Fonte: http://dicas.petlove.com.br

Deixe um comentário