A importância da liderança e dos limites na criação do meu cão

 

É muito importante que o animal aprenda duas coisas: enxergar o tutor como um líder e entender que existem coisas que ele não pode fazer

 

Criar filhotes, apesar de ser algo prazeroso, não é nada fácil. Os cãezinhos podem ser bastante bagunceiros e desobedientes. Ter paciência e mostrar disciplina são passos fundamentais para garantir que o animal cresça sabendo lidar com limites.

 

Algumas vezes aquilo que você quer que o cãozinho faça, não é exatamente o que ele quer fazer. E quanto mais o animal cresce, mais difícil fica de impor os limites e regras para ele. Por isso, a época de ensinar que você é o líder é quando ele ainda é um filhote.

 

É muito importante que o animal saiba de duas coisas: enxergar o tutor como um líder e entender que existem coisas que ele não pode fazer. Assim como tentamos ensinar às crianças.

 

“Um cão que pensa ser o líder da matilha tomará as próprias decisões. Ficará fora de controle e agirá como uma criança mimada, tentando de todas as formas fazer as coisas como quer. Ele não obedecerá a comandos ou a qualquer coisa que não queira fazer e sempre desejará ser o centro das atenções”. É o que alerta o livro “O Filhote Perfeito”, da autora Gwen Bailey.

 

Segundo a obra, ensinar cães a ter limites e mostrar quem é o verdadeiro líder, não é algo positivo somente para a relação com o tutor. Além de deixar o animal mais sociável, cães que se acham superiores aos seus donos costumam ter uma tempo de vida mais curto.
Como mostrar ao filhote que sou líder

 

Os filhotes ainda são muito inseguros e em algum momento eles vão procurar a orientação do tutor. Esse é o momento de você demonstrar que está no controle e, principalmente, passar confiança para ele. Um relacionamento que tem como pilar principal a confiança e o respeito é a melhor forma de conseguir do cão um bom comportamento.

“Um bom líder não intimida nem força os outros a obedecer. Um bom líder ganha respeito sendo mais esperto, corajoso, decidido do que os outros”, destaca a autora.

 

Fonte: http://www.clubeparacachorros.com.br

Deixe um comentário